Ficha Lagarta do Pinheiro

Descrição:

Thaumetopoea pityocampa é uma espécie de insectos lepidópteros, mais especificamente de traças, pertencente à família Notodontidae. Estas lagartas possuem oito receptáculos com cerca de 100.000 pêlos urticantes. Ao mover-se abre estes receptáculos libertando milhares destes pêlos e aumentando a possibilidade de intoxicação de uma pessoa ou de um animal que entre em contacto com eles. Os pêlos agem como agulhas, injectando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas. A lagarta-do-pinheiro pode provocar graves problemas de saúde, devido aos pelos urticantes que possui, tais como irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório. Em situações muito extremas pode levar à morte.

Habitat:

Encontra-se muito vulgarmente em Portugal devido à presença dos pinheiros nas nossas manchas florestais. Esta espécie, além do pinheiro bravo, procria igualmente noutros pinheiros: silvestre, laríceo, manso, insígne,  pinheiro de alepo, assim como o cedo-do-himalaias, cedro-do-atlas e cedro-do-líbano. A processionária aparece entre Janeiro e Maio, descendo dos pinheiros para se enterrar no solo. Nesta transição entre a árvore e a terra, as lagartas movem-se em fila, umas atrás das outras, como numa procissão, daí a origem do seu nome (processionária). É nesta viagem da lagarta que ocorrem os problemas, na busca de solos para se enterrarem e continuarem assim a se desenvolver, ficam ao alcance tanto de pessoas como animais.

Ocorrência:

A processionária aparece entre Janeiro e Maio, descendo dos pinheiros para se enterrar no solo. Nesta transição entre a árvore e a terra, as lagartas movem-se em fila, umas atrás das outras, como numa procissão, daí a origem do seu nome (processionária). É nesta viagem da lagarta que ocorrem os problemas, na busca de solos para se enterrarem e continuarem assim a se desenvolver, ficam ao alcance tanto de pessoas como animais.

Predadores:

Quando se encontra em fase de lagarta, os chapins são os predadores mais comuns. Na fase de borboleta nocturna, o caso muda de figura e passam a ser os morcegos os seus piores inimigos.